Furto de grelhas de bueiros causa prejuízos

Nome

03/May/2021

Compartilhe com seus amigos

DEAGUA gasta cerca de R$ 20 mil por semestre, só com conserto e reposição dos aparatos da rede de escoamento de água das chuvas

   Um tipo peculiar de crime cometido, seja por vandalismo, ou furto, vem causando alto prejuízo para o DEAGUA. A subtração ou dano às grelhas das "bocas de lobo" ou "bocas de leão", como são conhecidas as entradas das galerias de escoamento de água, acarretam um custo semestral de R$ 20 mil ao departamento de água.  

   Lembrando que, sem o anteparo da grade, os detritos carreados pelas enxurradas e águas de lavação vão parar na tubulação complicando ainda mais a situação, uma vez que causa o acúmulo de lixo e água, fatores que favorecem a proliferação do mosquito vetor da dengue, Aedes aegypti e outros insetos e animais nocivos à convivência urbana como baratas, ratos e caramujos.

   Durante os meses de chuvas a falta das grelhas pode piorar ainda mais o cenário, uma vez que o com altos volumes, mais e maiores resíduos vão para os canos e pontos de inundação podem surgir a qualquer chuva.

   Em alguns casos, ladrões arrancam as pesadas grades para vender como sucata, por peso. As tampas de cimento, não menos pesadas, também são alvos do vandalismo sendo quebradas. Há que se lembrar, que alguns cidadãos sem consciência, estacionam e manobram veículos pesados sobre as grelhas danificando-as.

   Este problema extrapola a esfera criminal e de zeladoria, se configurando num agravo à saúde pública. Os grandes vãos dos bueiros, cheios de lixo e úmidos, se tornam os habitats perfeitos para diversos insetos e animais que transmitem doenças.

   O DEAGUA se esforça para manter a rede de escoamento com fluxo normal e já está providenciando a reposição das peças roubadas ou danificadas.

   É solicitado ao munícipe que evite danificar ou jogar dejetos nos bueiros e, quando perceber alguém danificando, ou furtando peças da boca de lobo, que entre denuncie pelo 199 da Guarda Civil Municipal ou 190 da Polícia Militar, dano ao patrimônio é crime que pode gerar, até prisão ao autor.

 Foto: A galeria da imagem, em que a grelha foi subtraída está localizada no bairro Nova Guaíra 

Fonte: Departamento de Comunicação e Imprensa da Prefeitura do Município de Guaíra